5.12.12

Resenha: Terra das Sombras - Henri B. Neto (Saga das Sombras #1)


Terra das SombrasEditora: AG Book
Autor: Henri B. Neto
Título original: Terra das Sombras - O Guardião
Série: Saga das Sombras - Livro Um
Páginas: 328 (física) 240 (digital)
Adrian Regis é um adolescente extraordinário. Dotado com a incrível e - ao mesmo tempo - assustadora capacidade de ver anjos e demônios, o jovem Arcano sempre foi considerado ''esquisito'' pelos outros garotos de sua idade. Acostumado a uma vida reclusa e sem grandes atrativos, o rapaz viu o seu mundo mudar por completo com a inesperada chegada de dois fascinantes - e misteriosos - irmãos à melancólica cidade de Ventura, o levando a embarcar na mais apavorante e perigosa aventura da qual já sonhara participar.
Mesmo que a sinopse de um livro me agrade, minhas expectativas quanto a ele dependem muito. Eu não sabia muito o que esperar de Terra das Sombras, não tinha lido resenhas sobre o livro e comecei a leitura (quase) totalmente às cegas. A verdade é que este livro foi uma grata surpresa e teve tudo o que um livro que possa ser classificado bom precisa ter: a capacidade de me prender. Assim como quanto à qualidade do livro, eu estava totalmente às cegas quanto à mitologia nela retratada. 

Eu sabia que haveria algo a ver com anjos, mas os arcanos me surpreenderam muito e, de certa forma, senti que ficou faltando uma explicação maior, que acredito que haverá no próximo livro da saga. Só devo elogios à escrita de Henri B. Neto, que mesmo com diversos erros de português durante o livro, conseguiu me prender durante a leitura e ajudou para que eu pudesse devorar o livro em apenas um dia. Eu não sei muito bem o que achar sobre a narrativa masculina em primeira pessoa.

Adrian Regis não é um personagem ruim, mas está longe de ser o mais carismáticos. Seus pensamentos de adolescente normal, na maioria das vezes me fez esquecer que ele era de fato uma criatura sobrenatural, o que acho que tenha sido intencional por parte do autor. Esse livro é completamente introdutório, completamente mesmo, o final me decepcionou um pouco por ser aqueles do tipo Ele desceu as escadas e fim, mas por outro lado me deixou completamente sedento por uma continuação.

O enredo é extremamente bem amarrado e me lembrou o da saga Hush, Hush, com uma dose perfeita de mistério e aquele clima sombrio que todo mundo adora. Eu não dava muito para o vilão e, no fim, ele conseguiu me assustar e me surpreender. Os outros personagens não tiveram muita oportunidade de serem devidamente notados, mas já para traçar a personalidade deles neste primeiro livro. Terra das Sombras é um livro de introdução para uma série que promete muito. O que vai acontecer em seguida? Eu não sei, só sei que este livro é extremamente recomendável e eu estou mais que ansioso para O Inimigo.

4 de 5

2 comentários:

  1. Matheus, esta sua resenha fez a minha noite!

    Eu fiquei muito chateado quando recebi a versão pronta do livro e me deparei com os erros (principalmente) de digitação. Tecnicamente, era para ter tido uma revisão, mas isto é outra história... O que importa é que eu chamei um grupo de revisores para a segunda edição de ''O Guardião'' e para ''O Inimigo'' (por isso o 2º volume não vai sair mais neste fim de ano... Mas é por um melhor resultado, não é mesmo?!).

    Fiquei muito feliz com a sua sinceridade, e mais ainda por você ter gostado da história. Muito obrigado!

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  2. Poxa, que legal! É a primeira resenha que leio desse livro #shameonme e pretendo ler assim que eu tiver um tempo. pela convivência com o Henri e por todos os comentarios que sempre vejo ele fazendo sobre as coisas tenho curiosidade de sabercomo ele escreve. Espero que eu possa descobrir em breve!

    ResponderExcluir